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Como criar um conteúdo de qualidade e atrativo?

Escrito por Laurielly Rocca

23 NOV 2022 - 16H15 (Atualizada em 07 MAR 2023 - 15H30)

Com a concorrência cada vez mais acirrada na internet, criar uma estratégia de conteúdo de qualidade no marketing digital para estar nas primeiras buscas do Google pode ser bem desafiador. Existe alguma regra para isso? Quais são as ações que sua empresa pode fazer? Continue a leitura!

Primeiro, para se definir a estratégia de conteúdo que você irá adotar na sua empresa, você precisa ter bem claro qual é o objetivo esperado do inbound marketing nos seus resultados: é apenas informar? Gerar mais leads qualificados? Criar argumentos de vendas?

Aliado a essa definição de objetivos, você precisará de uma análise dos resultados dentro da suaa estratégia de conteúdo. Essa fase é muito importante para você verificar se a estratégia adotada está funcionando, ou seja, se está aproximando ou distanciando você dos seus objetivos.

Neste sentido, você pode acabar escrevendo conteúdos incríveis e cheios de informação que, lá na frente, não trouxeram os resultados esperados pela sua organização. Isso desqualifica seus conteúdos, tornando-os sem qualidade?

Entenda o que é conteúdo de qualidade e a relação deles com os resultados da sua empresa.

O que é conteúdo de qualidade?




Segundo Larry Kim, CEO da MobileMonkey e Founder do WordStream, conteúdo de qualidade é aquele que traz resultados reais para a sua empresa.

E o que seriam resultados reais? Podem ser:

  • Bom rankeamento nos buscadores, como o Google;
  • Grande volume de visitas para o seu site;
  • Gera leads qualificados para a sua empresa;
  • Capacidade de transformar um visitante em cliente.

Ou seja, um bom conteúdo é capaz de resolver um problema ou necessidade da sua persona.

Além disso, é necessário que o seu conteúdo seja claro e direto, com a linguagem adequada do seu público-alvo. Assim, a sua persona tende a engajar mais com o seu artigo e, consequentemente, aumentam as chances de ela se transformar em um lead qualificado e futuro cliente.

Porém, engana-se quem acredita que conteúdos de qualidade devem ser grandes, com quatro mil palavras. Muitas vezes, conteúdos de mil palavras ou até de 500 podem passar a mensagem de forma clara e direta, resolvendo a dor da sua persona.

Uma vez que você solucione o problema do seu público-alvo e ele faz alguma ação (faz um cadastro em seu site, torna-se um lead, efetua uma compra, etc), você pode considerar que o seu conteúdo atingiu o objetivo dele.

Por isso é tão importante definir o objetivo lá no início, antes de produzir o seu conteúdo. Lembra que comentamos isso? Pois um conteúdo de qualidade é aquele que cumpre o seu objetivo, independentemente de qual for.

Como criar um conteúdo de qualidade?

Além de definir o objetivo do seu conteúdo, para criar um conteúdo de qualidade, é muito importante, primeiro, definir quem é a persona do seu negócio.

Por quê?

Definir a persona é esclarecer para você mesmo para quem o texto se destina. Essa definição influencia no tipo de linguagem utilizada, nas mídias escolhidas, no tipo de divulgação, etc.

Com isso definido, você pode fazer a pesquisa de temas e palavras-chave. Aqui é muito importante notar que não necessariamente você deverá escrever algo que gosta, mas sim sobre aquilo que tem potencial de rankeamento e de engajamento com o seu público.

Lembre-se: você não é, necessariamente, a sua persona.

Principais características de um conteúdo de qualidade

Um conteúdo de qualidade possui algumas características em comum. Veja algumas delas:

Foco na persona

Apesar de o rankeamento no Google ser importante, um bom conteúdo mantém o foco na persona, em resolver os seus problemas.

Engaja o público

O conteúdo de qualidade possui a capacidade de ser envolvente, de gerar emoções nas pessoas e que as façam compartilhá-lo.

É autêntico

Hoje em dia, com a quantidade de conteúdos produzidos, é muito fácil notarmos a quantidade de cópias feitas de conteúdos. Por isso, quanto mais autêntico for o seu conteúdo, maior qualidade ele terá para o público.

Uma boa estratégia para isso é contar cases próprios.

Linguagem pessoal

O conteúdo de qualidade procura se aproximar das pessoas. Por isso, tente manter distância da linguagem mais corporativa e entenda como o seu público se comunica.

Tente se aproximar dele por meio das palavras e procure utilizar um tom mais pessoal, como em primeira pessoa.

Não esquecer da otimização

Apesar de um bom conteúdo não ser feito apenas para otimização para os mecanismos de busca, sem ela o seu texto dificilmente alcançará o seu público.

Por isso, aliar uma estratégia de um conteúdo que soluciona problemas com otimização é imprescindível para o sucesso dos seus resultados.

Alcança o objetivo

Por fim, um bom conteúdo é aquele que é capaz de alcançar o objetivo traçado para ele no início da sua estratégia.

Agora que você já sabe como escrever um conteúdo de qualidade e que seja atrativo para o seu cliente, que tal definir seus objetivos e personas e colocar a mão na massa?

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