Mobile marketing, como o próprio nome sugere, são as ações de marketing voltadas para os usuários de smartphones e tablets. Desta maneira, as empresas buscam maior interação, relacionamento e influência do público utilizando ferramentas específicas para este tipo de aparelho.
Hoje em dia, o celular está tão inserido na rotina das pessoas que nem lembramos mais como é a vida sem ele, não é mesmo? Por isso, investir em estratégias de marketing específicas para o mobile pode trazer bons resultados para a sua empresa.
Conheça mais sobre o assunto!
O mobile marketing, ou “marketing móvel”, são as ações de marketing focadas para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros dispositivos (smartwatches, por exemplo).
Ou seja, a partir do mobile marketing, o objetivo da empresa é interagir, se relacionar e influenciar o seu público, utilizando-se de estratégias e ferramentas que possuam boas funcionalidades nestes dispositivos.
Para isso, você pode utilizar e-mails, mensagens SMS, chatbots, anúncios em aplicativos, redes sociais e blog posts. Todas essas estratégias devem ser pensadas no seu cliente com um celular na mão.
Segundo o IBGE, 155,2 milhões de brasileiros possuem um celular para uso pessoal. Além disso, 90% das famílias brasileiras possuíam acesso à internet em 2021, sendo que os dispositivos mais utilizados para isso eram o celular e a televisão.
Desta maneira, é imprescindível que sua empresa faça estratégias de marketing focadas para este público, pois a navegação não amigável pode fazer com que os usuários nem cheguem a acessar o seu site, fazendo você perder visitantes e possíveis conversões.
Outro fator relevante é que o Google, desde 2017, tem priorizado os sites mobile friendly, ou seja, “amigáveis para dispositivos móveis” em seus resultados de busca. Desta maneira, é de extrema importância que você pense em estratégias exclusivas para quem acessa a sua página por meio destes dispositivos móveis.
Conheça algumas vantagens de investir neste tipo de estratégia:
Segundo uma pesquisa encomendada pela Digital Turbine, 40% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante o pico da pandemia. Já para compras via celular, 92% afirmaram fazer compras pelo dispositivo. Desses, 30% afirmaram comprar ainda mais depois da pandemia.
Isso porque, muitas vezes, as pessoas já iniciam a sua jornada de compra pelo dispositivo, já que o usam para fazer pesquisas. Por isso, quanto mais fácil for para elas comprarem já usando seus celulares, maior será a tendência de elas já fecharem o negócio.
Hoje em dia, a comunicação virou praticamente imediata e em tempo real. Ou seja, empresas que utilizam whatsapp, mensagem SMS ou push notification para se comunicar ou enviar informações para o seu cliente (como status do pedido, por exemplo), podem criar um melhor relacionamento do que aquelas que fazem isso apenas por e-mail.
Além de ter um bom retorno dos clientes, essas estratégias possuem um bom custo-benefício.
Não são apenas os aplicativos de redes sociais que você pode usar na sua estratégia de mobile marketing, mas explore outros apps que são usados no dia a dia das pessoas, como o Waze, OLX, Mercado Livre, entre outros.
Outra vantagem do mobile marketing é poder segmentar os anúncios pela localização do usuário - e isso vale especialmente para negócios locais, como restaurantes e algumas lojas.
Com o serviço de localização dos celulares, é possível que você crie campanhas específicas para pessoas que estão numa cidade ou até bairro, próximo ao seu negócio.
Há diversas ferramentas que você pode utilizar na sua estratégia mobile, como:
Neste último ponto, contar com uma plataforma de criador de site e gerenciador de conteúdo que dá total liberdade para você desenvolver o seu negócio pode fazer a diferença na sua estratégia de mobile marketing.
Na Widgrid, você não fica preso a templates e pode desenvolver o seu site como você quiser, a partir da funcionalidade de “arraste e solta”. Além disso, é perfeitamente possível criar sites diferentes para mobile e desktop, fazendo com que você possa personalizar o seu site para a sua estratégia de mobile marketing.
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