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Landing Page Vs. Hotsite Vs. Site: qual é o melhor para sua campanha?

Você sabe qual é a melhor escolha para a sua página de campanha?

Escrito por Laurielly Rocca

24 JUL 2023 - 11H34

Quando se trata de campanhas de marketing, um dos elementos fundamentais para o sucesso são as páginas criadas especificamente para divulgar a campanha. A escolha do tipo certo de página para sua campanha pode fazer toda a diferença no sucesso dela, pois cada tipo tem seus próprios objetivos, características e custos.

Neste artigo, vamos explorar os tipos de páginas de campanhas, como landing page, hotsite, site e página de campanha, e discutir qual é o melhor tipo de página para cada objetivo. Boa leitura!

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é a ação planejada de promover um produto ou serviço de forma a gerar interesse e engajamento do público-alvo. Os objetivos de uma campanha de marketing podem variar desde o incremento de vendas, crescimento da base de clientes, melhoria da visibilidade da marca e aumento da conscientização sobre um assunto, entre outros.

Para que as campanhas de marketing atinjam o seu objetivo, usa-se frequentemente diversas estratégias e meios de marketing, que incluem publicidade, relações públicas, e-mail marketing, mídias sociais, SEO e desenvolvimento de páginas de campanhas.

Essas páginas de campanha, geralmente, é o destino final que um usuário terá ao se deparar com a sua publicidade nas mídias sociais, e-mail marketing e outros meios de marketing. Nela devem ter todas as informações sobre a campanha que você está divulgando, bem como uma ação para o usuário realizar.

Por exemplo, se você for uma instituição de ensino e estiver divulgando as inscrições do seu próximo vestibular, poderá criar uma página de campanha com todas as informações de local, data, matérias, para quais cursos de graduação estão disponíveis as vagas, entre outros.

Nessa página, deverá ter um formulário de captação dos possíveis alunos interessados em participar do vestibular e começar a estudar na sua instituição.

Tipos de páginas de campanha de marketing

Uma página de campanha é onde os seus potenciais clientes pararão para ter uma experiência que melhor se relaciona com a sua mensagem. Existem três tipos principais de páginas de campanha que podem ser usadas para alcançar diferentes objetivos: landing page, hotsite e site.

Cada tipo de página oferece diferentes recursos para direcionar e converter possíveis clientes. É importante entender as características e os objetivos desses tipos de páginas para determinar qual será a melhor para sua campanha.

Landing Page

Uma landing page é uma página da web onde um visitante chega a partir de um link externo, como um anúncio ou resultado de pesquisa. O objetivo de uma landing page é direcionar o visitante para uma ação desejada, como se inscrever para um serviço, comprar um produto ou preencher um formulário.

Uma landing page pode ser estática ou dinâmica e pode ser construída a partir de uma variedade de plataformas de construção de sites, como a Widgrid. Ao criar uma landing page, é importante levar em consideração elementos como copywriting, design e estratégia de SEO.

Utilizando ferramentas como palavras-chave relevantes, links externos, meta descrição e títulos, é possível construir uma landing page eficaz para uma campanha de marketing.

Hotsite

Um hotsite é uma página de internet focada em alguma campanha específica. Essa página pode ser desenvolvida em um site existente ou criada em seu próprio domínio. Os hotsites são normalmente usados para promover produtos, serviços ou eventos específicos e costumam ter recursos bem característicos que direcionam as conversões.

Uma das principais características dos hotsites é que podem ter conteúdos ricos, como vídeos e imagens, que ajudam a explicar a campanha de forma eficaz para os usuários. Esses conteúdos também ajudam a melhorar o posicionamento das páginas nos mecanismos de pesquisa, o que pode ajudar a atrair mais usuários para a campanha. Além disso, os hotsites normalmente possuem botões de conversão e outros recursos que estimulam as conversões.

Site

Um site é um conjunto de páginas on-line que podem conter informações, fotos, vídeos, gráficos e muito mais. Um site é projetado para ser usado como um ambiente de marketing estático e direcionamento de tráfego.

É possível ter uma variedade de páginas incluídas em um único site, como páginas de destino, hotsites, páginas de conteúdo, páginas de produtos, páginas de serviços e muito mais. As principais características de um site são a facilidade de navegação e a estabilidade de informações, pois as páginas são mantidas por tempo indeterminado.

O site é como se fosse o “cartão de visitas” da sua empresa na internet, onde qualquer pessoa que não conhece ainda a sua empresa pode entender que tipo de produto ou serviço você vende. Ele é mais atemporal, diferentemente da landing page e do hotsite.

Ao utilizar um site para campanhas de marketing é possível usar diversas estratégias para ajudar a atingir os objetivos da campanha. Por exemplo, é possível utilizar a criação de conteúdo relevante e útil para atrair tráfego qualificado ao site, realizar testes A/B para identificar o melhor desempenho de uma página, incluir CTA's (call-to-action) para direcionar as pessoas ao objetivo da campanha, utilizar SEO para melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca, entre outras soluções.




Qual o melhor tipo de página para sua campanha?

A escolha do melhor tipo de página para sua campanha depende de diversos fatores. É necessário considerar fatores como o objetivo, as características próprias de cada tipo de página, o custo envolvido e a capacidade de integração com marketing de conteúdo e mídias sociais.

As principais diferenças entre landing page, hotsite e site estão relacionadas às funcionalidades e às características específicas criadas para atender a um objetivo específico da campanha.

Em geral, as landing pages são usadas para campanhas pontuais, enquanto que os sites são usados para campanhas de longo prazo e geralmente exigem um custo maior em relação aos outros dois tipos. Já os hotsites são ideais para campanhas de médio prazo, pois apresentam uma grande quantidade de recursos que facilitam a integração com as mídias sociais.

Como integrar o marketing com as páginas?

Uma boa campanha de marketing deve ter o apoio das mídias sociais e do marketing de conteúdo. Isso significa que ela deve publicar conteúdo relevante e atraente em várias plataformas, além de direcionar tráfego para suas páginas de campanha.

É possível aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais e do marketing de conteúdo para aumentar o envolvimento com suas páginas de campanha. Isso pode ser feito aproveitando-se de recursos como o compartilhamento de conteúdo, anúncios pagos, links patrocinados e campanhas de e-mail marketing.

Por isso, é fundamental que você utilize uma plataforma que tenha o maior número possível de integrações. Aqui na Widgrid, você pode integrar as suas redes sociais e diversas plataformas de CRM, como RD Station e outras opções.

Utilizando estas estratégias, você pode direcionar tráfego qualificado para as páginas de campanha, ajudando-o a atingir os seus objetivos de campanha de marketing.

Quais são os custos para cada tipo de página?

O custo de cada tipo de página de campanha depende muito da complexidade da página e do seu objetivo. Por exemplo, uma landing page simples pode ser criada usando ferramentas gratuitas como o Mailchimp ou o WordPress. No entanto, se você estiver procurando criar algo mais complexo, pode ser necessário contratar um profissional para ajudar.

Já para um hotsite, o custo depende do nível de envolvimento, da funcionalidade e do nível de personalização desejado. Os custos podem ir desde poucas centenas de reais para sites simples até alguns milhares de reais para hotsites mais complexos.

A criação de um site é geralmente a mais cara das três, pois exige um nível mais alto de programação e design, além de integração com outras ferramentas. A partir de R$3000, dependendo do tamanho e complexidade, você pode obter um bom site para sua campanha de marketing.

A boa notícia é que, com a Widgrid, os seus custos caem para zero. Isso porque, por mais que você contrate plataformas gratuitas como o Wordpress, provavelmente precisará de um programador para organizar a página exatamente como você quer.

Aqui na Widgrid, você não precisa de programador nem de nenhum profissional especificamente capacitado para mexer na plataforma. Nossa interface é fácil e intuitiva de mexer e totalmente no-code, ou seja, não é necessário alterar nada no código. Qualquer profissional da sua equipe é plenamente capacitado para criar páginas sem preocupação!

Além disso, não cobramos nada a mais para você criar novas páginas e sites. Ou seja, dentro da sua conta, você pode criar quantos sites, landing pages e hotsites quiser - sem nenhum custo adicional.

Entre em contato com a nossa equipe e peça uma demonstração gratuita da plataforma CMS mais completa do mercado e surpreenda-se:


Portanto, quando se trata de escolher o melhor tipo de página para sua campanha de marketing, é importante considerar quais são os seus objetivos. Se você estiver buscando ações mais direcionadas e com resultados mais rápidos, a melhor opção para sua campanha será a Landing Page.

Se o objetivo da sua campanha for mais educativo e informativo, um Hotsite pode ser o caminho certo. Por outro lado, se você deseja construir um relacionamento de longo prazo com seus usuários, o melhor será usar um Site.

Para medir as métricas de sua campanha, existem várias ferramentas úteis para coletar e analisar dados, que ajudarão você a tomar decisões mais informadas.

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